sábado, 24 de outubro de 2009

Sobre a Menina Fantastico da Tv Globo.

http://especiais.fantastico.globo.com/meninafantastica2009/2009/10/23/sete-candidatas-sao-selecionadas-por-carta-e-vao-para-a-seletiva-de-sp-neste-sabado/comment-page-6/#comment-10320

Minha resposta a indagacao de Maira Pires.


Primeiro, seu equivoco já começa em achar que porque o padrão mundialmente aceito no que tange a moda é ter perfil europeu, seja a regra a ser usado aqui no Brasil, então vá fazer o Garota Fantástico em Portugal.

Segundo, O Brasil DIFERENTE do que você diz e negro sim, com uma população que acabou de passar a barreira dos 40% segundo o Movimento MOCOVENI, outra dado interessante, 87 por cento dos brasileiros tem algum ancestral Negro, bem acima de ancestrais Europeus, Indígenas ou outro qualquer (Uma Gota de Sangue de Demetrio Magnoli).

Terceiro,  Se engana novamente, a Beleza Típica ditada pelo Brasil é BRANCA, escancarada todos os dias na nossa frente, seja pela mídia escrita ou falada.

Quarto, eu ate concordo, isso se a agencia responsável pelo evento fosse Européia, já que não é, deveriam respeitar e dar chance a lindas negras e morenas que temos nesse nosso Brasil.

Quinto, Não e questão de complexo, e uma questão de realidade, você massacrar uma raça a séculos a fio, sem dar chance alguma para que ela possa se desenvolver, cultural e financeiramente?.
Você acha que a porcentagem de delinqüência junto a população negra e tão alta por desvio genético de conduta?
Você acha que a população hoje moradoras de favelas e comunidades é em sua maioria Negra por falta de competência da raça?

Isso só acontece porque o Brasil sim é um pais Hipócrita, como você também o é, quando digo que temos por obrigação inserir os negros, socialmente falando, estou dizendo em todas as esferas, na moda, na teledramaturgia, na área de saúde tendo representantes negros como bons Médicos, Dentistas e etc.

O Pais tem que dar chance para um trabalhador negro, possa dar um bom estudo HOJE para seus filhos, e com certeza em uma geração poderemos ver um Willian Bonner Negro, uma Fátima Bernardes Negro, um Antonio Fagundes Negro, um Dr. Ivo Pitangui Negro ou um Luis Inácio Lula da Silva Negro.

Então não e difícil, é só aceitar que o problema existe, encara-lo de frente, e ter vontade de soluciona-lo.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

E por Falar em Midia.


     O que mais me deixa preocupado em relação a esses problemas que enfrentamos no Brasil, é o efeito MÍDIA na formação de opiniões, e dentre essas, o racismo é uma que toda a mídia (falada e escrita) tem papel preponderante de forma Positiva, mas que infelizmente vem sendo usado de uma forma negativa.

    Ai chegou a um dilema, os negros não estão na mídia porque não vendem, ou não vendem porque não estão na mídia?

    Sempre achei que o jeito que tratamos o racismo aqui no Brasil não é a maneira mais sensata de enfrentarmos o problema, até porque como disse, para enfrentarmos o problema temos de nos conscientizar que ele existe, porque se não pararmos com a hipocrisia de achar que o racismo não existe, ou é pouco que se torna irrelevante, nunca conseguiremos acabar com esse flagelo.

     Sabe o que é engraçado, é que nós afro descendentes olhamos pelos cantos dos olhos para os nossos iguais de pele, sabe por quê?, porque negro no Brasil não tem ícone, cadê meus heróis? cadê meus doutores? cadê meus exemplos?.

     Vou responder aonde eles estão, estão na novela das oito como todo poderoso senhorzinho BRANCO, estão na novela das 06 como o galã simpático e descolado BRANCO, estão como ancora do Jornal Nacional como um bem resolvido Jornalista BRANCO.

     Negro só aparece em Horário Nobre nos noticiários policiais, campanhas beneficentes para ajudar aquela família de crioulos que da até dó de ver, mas não sentimos remorsos por estarem assim.

    Sabe quando a Fátima Bernardes da aquela noticia "Foi presa uma quadrilha especializada em Roubos de Carro em São Paulo", fico só esperando quando a reportagem começar e ver aqueles negrinhos emparedados com cara de bons meninos.

     Mas tem uma época do ano que negro aparece todo pomposo na TV, é no Carnaval, belas mulatas mostrando a Bunda, o Puxador de Samba marrento dando o seu show, o negrinho no pandeiro e o crioulo na cuíca, mas se olharmos bem, até no Carnaval estamos perdendo espaço para os Brancos, que me digam as Rainhas de Baterias.

     Ai começa a historia da Rede Globo, mas ai e outra historia.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Porque?!

     Sabe, tenho uma teoria e acredito muito nela, o PIOR RACISMO QUE EXISTE e o que impera hoje no Brasil, racismo velado, covarde, hipocrita e isso prejudica e muito na solucao do problema, porque, se nao nos concientizarmos que o problema existe ele nao podera ser encarado de frente e enfrentado como deveria ser.

    Sou Afro Descendente, meu Bisavô era Branco Alemão de nascença, minha avó era Negra nasceu escrava, acho que isso (mistura de raças) esta meio enraizado na familia, meu pai é Negro, minha mãe é Branca descendente de italianos, eu sou Moreno Escuro sem traços fortes Africano, minha esposa e Branca, descendente de alemães, meu filho e a coisa mais linda do mundo, sempre digo que a Dani (Daniele, minha esposa) tem que andar com a certidão de nascimento no bolso, porque chega ser engraçado aquele mulatinho do lado da loirinha.

     Mas vamos ao que interessa, as vezes me vejo em discucoes acirradas em relação a esse tema, talvez ela por nao ter no coracao o racismo nao veja com os olhos que vejo, antigamente era favoravel as cotas para pessoas afrodescendentes, depois de muito debtater o tema com ela mudei um pouco a minha opniao sobre o tema, ela acredita que o racismo se existe e pouco no Brasil, sempre para me defender lhe pergunto:

     "Quantos Negros eram seu colega de classe na epoca em que voce estava na faculdade?"

     Eu mesmo tomei a liberdade e respondi "Um, dois, tres no maximo?".

     Mas a resposta nao e surpreendente, "Nenhum.".


    Por isso sou da opniao, a Cota realmente deveria existir, mas usar como parâmetros a renda familiar, pressupondo que a maioria dos negros sao de classe baixa acredito que ja dariamos um passo importante em relacao a enorme diferenca cultural entre brancos e negros em nosso pais.

     Abraços.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sei que vou tocar em um assunto muito delicado hoje no Brasil, quase um tabu, chegando a ser uma hipocrisia enorme, mas cheguei em uma situacao que nao posso mais ver e ficar calado, farei a minha parte como bom brasileiro e afro descendente.


Abraços.